Arábia, Catar, EAU, Bahrein e Kuwait Unem-se: “Sem Ataques ao Irão a partir das Nossas Bases”

Será que a neutralidade é realmente possível em uma região à beira da guerra?

À medida que as tensões entre o Irão e Israel continuam a escalar, os Estados do Golfo Árabe – como a Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos – têm garantido ao Irão a sua neutralidade.

Mas, num mundo de interesses geopolíticos, será que essas nações podem permanecer neutras quando potências como os Estados Unidos não são?

Neste vídeo, exploramos as razões por trás da tentativa dos países do Golfo de manterem-se fora do conflito Irão-Israel.

Discutimos os seus medos históricos de se tornarem campos de batalha para potências estrangeiras, a importância da estabilidade económica, especialmente devido à sua dependência do petróleo, e como a diplomacia é utilizada como uma ferramenta para evitar que o Médio Oriente se transforme no palco de uma nova guerra global.

Entenda por que, para esses países, a neutralidade é não apenas uma escolha política, mas uma necessidade para preservar a paz interna e a sua infraestrutura vital, e quais são os riscos se essa neutralidade falhar.

🔔 Inscreva-se no canal e ative o sininho para mais conteúdos sobre geopolítica e relações internacionais no Médio Oriente!

#usa

Comment ×

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *