COMUNIDADE NIGERIANA SOLIDARIZA-SE COM CIDADÃ CUJOS FILHOS FORAM RETIRADOS
COMUNIDADE NIGERIANA SOLIDARIZA-SE COM CIDADÃ CUJOS FILHOS FORAM RETIRADOS
Melo, uma cidadã moçambicana, revelou recentemente, no programa Moçambique em Concerto, na rubrica “O Reencontro”, que perdeu o contacto com os seus dois filhos após a morte do marido, de nacionalidade nigeriana.
Segundo contou, a relação com o cidadão nigeriano começou em Quelimane e resultou no nascimento de duas crianças. Contudo, em 2022, o companheiro perdeu a vida e o corpo foi transladado para a Nigéria. Melo tratou da documentação necessária para viajar com os filhos, mas, já em território nigeriano, foi obrigada pela família do falecido a deixar as crianças no país. Afirmou ainda ter sido forçada e pressionada a manter relações com o irmão do marido.
A viúva contou também que, posteriormente, foi levada pela família do falecido aos serviços de imigração, sendo obrigada a regressar a Moçambique sob a justificação de que o seu passaporte havia expirado, sem que lhe fosse permitido levar os filhos consigo. Desde então, afirma ter perdido completamente o contacto com as crianças, tendo apenas recebido fotografias que mostram os menores em situação de sofrimento.
Face a esta situação, vários esforços têm sido feitos para resolver o caso. No entanto, segundo Melo, a Embaixada da Nigéria tem mostrado resistência na emissão do visto e não tem tratado o assunto com a devida urgência. Em resposta, a comunidade nigeriana residente em Maputo exige que o problema seja resolvido o quanto antes e promete deslocar-se à embaixada para exigir uma solução.
A comunidade tem manifestado solidariedade para com a senhora Melo, apelou igualmente às autoridades competentes para uma intervenção rápida e eficaz.
Reportagem: Alcides Nuvunga
Imagem: Dércio Mabunda
Texto Redes Sociais: Elves Abel Mucachua
#TVSucessoDoPovo
#1NaInformação
#JornalPrincipal
#HermínioJosé
#TVSucesso2025
Comment ×