ESCASSEZ DE ÁGUA POTÁVEL AFECTA 19 MIL CIDADÃOS EM 51 COMUNIDADES DE MABALANE, CHIGUBO E MAPAI

ESCASSEZ DE ÁGUA POTÁVEL AFECTA 19 MIL CIDADÃOS EM 51 COMUNIDADES DE MABALANE, CHIGUBO E MAPAI

O Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) está a realizar operações de distribuição de água potável, tendo já enviado sessenta mil litros para apoiar as populações afectadas pela seca que atinge os distritos de Mabalane, Chigubo e Mapai, na província de Gaza.

Dezanove mil cidadãos de 51 comunidades enfrentam escassez de água potável devido à ausência de precipitação há mais de oito meses, agravada pelos efeitos do fenómeno El Niño. Muitos residentes são obrigados a percorrer até 60 quilómetros em busca de água, enquanto outros compram 20 litros por 25 meticais.

As operações do INGD decorrem três vezes por semana e visam atenuar o impacto da seca, estando prevista a sua continuidade por um período de três meses, caso a situação persista.

Os administradores distritais de Mapai, Chigubo e Mabalane, Maria Helena, Almeida Guilime e Sérgio Moaine, respectivamente, confirmaram as dificuldades relatadas pelas comunidades e explicaram que, para encontrar água potável, é necessário perfurar até 250 metros de profundidade.

Segundo a população, a escassez de água nos distritos do norte de Gaza resulta sobretudo da inexistência de furos e de sistemas de abastecimento adequados em algumas localidades.

Reportagem: Emídio da Conceição
Imagem: Paulo Mungoi
Texto Redes Sociais: Elves Abel Mucachua

#TVSucessoDoPovo
#1NaInformação
#Jornaldas13horas
#CuangeSimbe
#TVSucesso2025

Comment ×

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *