MINISTRO DO INTERIOR DIZ QUE O GOVERNO ESTÁ A TRABALHAR MUITO PARA “ACABAR” COM RAPTOS

MINISTRO DO INTERIOR DIZ QUE O GOVERNO ESTÁ A TRABALHAR MUITO PARA “ACABAR” COM RAPTOS

O crime de rapto começou a ganhar destaque em 2011, era o início de uma vaga de sequestros que teve como principais alvos empresários de origem estrangeira.

A TV Sucesso apurou, junto do Ministério do Interior, que entre 2011 e o presente ano já foram registados 205 casos de rapto, dos quais 133 na cidade de Maputo, 49 na província de Maputo e 9 na província de Sofala. Milhões de meticais terão sido movimentados em pagamentos de resgates.

De acordo com dados obtidos pela TV Sucesso junto do Gabinete de Informação Financeira de Moçambique, entre 2014 e 2024 o “negócio” dos raptos movimentou cerca de 2,1 mil milhões de meticais, tornando-se uma actividade altamente lucrativa.

Perante esta situação, o ministro do Interior, Paulo Chachine, afirmou esta quarta-feira que o Governo está a trabalhar de forma intensa para pôr fim ao crime organizado de rapto. Segundo o governante, o trabalho em curso “não é fácil”, mas “há esforços concretos a serem feitos para libertar o país deste crime.

Paulo Chachine comentou ainda o caso do agente morto em Moatize, após um cidadão detido ter sido encontrado sem vida. O ministro classificou a situação como “triste” e apelou à calma, pediu também a todos os cidadãos que se conformem com a lei, uma vez que a justiça deve ser feita pelas instituições competentes. .

O discurso do ministro do Interior foi proferido no âmbito das comemorações do Dia da Legalidade, que culminaram com a deposição de flores na Praça dos Heróis, em Maputo.

Reportagem: Julião Job
Imagem: César Mariquele
Texto Redes Sociais: Elves Abel Mucachua

#TVSucessoDoPovo
#1NaInformação
#Jornaldas13horas
#CuangeSimbe
#TVSucesso2025

Comment ×

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *