
EMPREITEIROS DESABAFAM SOBRE “NHONGA” DE 10% NO TESOURO NACIONAL: “A JUSTIÇA NÃO ESTÁ A FAZER NADA”
EMPREITEIROS DESABAFAM SOBRE “NHONGA” DE 10% NO TESOURO NACIONAL: “A JUSTIÇA NÃO ESTÁ A FAZER NADA”
A rubrica Sucesso Investigação voltou em grande estilo à grelha da TV Sucesso e, na semana passada, reestreou com uma reportagem de grandes revelações e expôs alegações graves dentro do Tesouro Nacional. A investigação trouxe à tona denúncias de subornos e cobranças ilícitas alegadamente praticadas por alguns funcionários, com informações confirmadas por uma fonte interna da própria instituição.
Face à gravidade das acusações, na manhã de quinta-feira, 7 de agosto, o programa Das 6 às 9, agora sob a condução de Romeu Carlos, recebeu representantes da Federação Moçambicana de Empreiteiros, que fizeram declarações chocantes em directo.
Durante a entrevista, os empreiteiros afirmaram ser os principais prejudicados com o esquema da chamada “nhonga” de 10%, uma prática de exigência de suborno no seio do Tesouro Nacional. Revelaram ainda que já deram entrada de queixas junto dos tribunais, mas lamentam a inércia da justiça moçambicana, que, segundo os empresários, tem ignorado o problema.
Alguns casos chegam a arrastar-se por mais de 10 anos, e muitos empreiteiros acabam por ceder à pressão, entrando desta forma no esquema da “nhonga”.
A Federação diz não acreditar que as autoridades de justiça levem a sério as denúncias sobre este alegado esquema de corrupção que, segundo afirmam, mina o ambiente de negócios, encoraja a impunidade, pois entende que há gente influente que envolve até políticos, segundo empreiteiros.
Narração: José Gabriel
Texto: Elves Abel Mucachua
#TVSucessoDoPovo
#1NaInformação
#JornaldaPrincipal
#HermínioJosé
#TVSucesso2025
Comment ×