RETIRADA DO DÉCIMO TERCEIRO “GELOU” FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E AGENTES DE ESTADO
RETIRADA DO DÉCIMO TERCEIRO “GELOU” FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E AGENTES DE ESTADO
A informação foi divulgada ontem à noite, no Jornal Principal da TV Sucesso, e rapidamente partilhada nas redes sociais, tendo deixado muitos funcionários públicos e agentes de Estado em choque ao saberem que o décimo terceiro salário foi retido pelo Governo.
Surpreendido com a decisão, o Sindicato da Função Pública afirmou que, caso o Governo não devolva o décimo terceiro salário, poderá avançar para uma greve com o objectivo de exigir o cumprimento dos direitos dos trabalhadores. O sindicato lamenta ainda que o Executivo não tenha comunicado previamente sobre a situação.
De acordo com o sindicato, a retirada do décimo terceiro salário é injustificada e ilegal. A organização sindical defende que o décimo terceiro não deve ser visto como um favor, mas sim como um direito adquirido, que o Governo é obrigado a pagar, independentemente da sua “boa vontade”.
Na mesma linha, o sindicato considera que a retenção do décimo terceiro salário dos funcionários públicos e agentes do Estado é totalmente ilegal e apela para que o pagamento seja efectuado sem nenhum barulho desnecessário. Caso existam dificuldades financeiras, o sindicato exige que o Governo as comunique de forma transparente.
Reportagem: Coutinho Macanandze
Imagem: Joyce Chunguana
Texto Redes Sociais: Elves Abel Mucachua
#TVSucessoDoPovo
#1NaInformação
#JornaldaPrincipal
#HermínioJosé
#TVSucesso2025
Comment ×